18/10/2018

O CASTIGO


 A bola veio não sei de onde. Bateu no meu rosto derrubando meus óculos! Não vi quem há chutou e sem a bicicletas, eu nada ia enxergar mesmo. Meus 13 graus de miopia não me permitem. Só vi um borrão de gente, com vós de menino a me pedir desculpas.  
Muito raro hoje em dia esse tipo de educação! Limpei e coloquei os óculos de volta na curva do nariz e nas laterais apoiado acima das bochechas, que eu chamo de barranco dos olhos!
Lembrei-me então das minhas peladas, na rua de terra batida e os pés descalços, fazendo a poeira levantar. Gol só valia de meia dúzia para cima!
Nesse dia a bola subiu numa velocidade grande e ao descer encontrou a zangada professora dona Hermengarda. Mulher porreta de braba. Acostumada a levar o aluno na régua de bambu e no puxão de orelhas. Corri para tentar desviar a redonda da sua trajetória, mas não deu tempo! A mulher teve seu corpo atirado de bunda no chão e a saia levantada. Pela postura do tombo! Fiquei ali embasbacado a olhar a aranha enorme que saia do meio das suas pernas, A molecada correu! Mas eu, fiquei ali firme.
— O que estas olhando! Moleque!
— Desculpa! Professora. Foi sem querer.
— A partir de amanhã, prepara-te, para o castigo menino.
— Sim senhora!
Na manhã seguinte ao final da aula, a professora Hermengarda, depositou sua pesada mala de materiais didáticos, nas minhas mãos.
— A partir de hoje. Após a aula! Tu vais me ajudar a levar, esta mala, na minha casa. De quebra vou castiga-lo, com uma hora de aula, todos os dias. Entendeu moleque atrevido.
— Sim senhora!
— Sua primeira aula na minha casa, vai ser de ciências. O estudo dos aracnídeos, que são as aranhas. Depois passaremos para os moluscos que são as minhocas.
— E você sabia que a nossa língua também é um molusco!
— Não senhora!
— Pois é moleque atrevido, e no final vais aprender a me respeitar. Vais aprender que é só com um pau, que a canoa balança. E vou te avisar mais uma coisa, quando der, você me traga pirulitos! Eu adoro chupar pirulitos, entendeu!
— Sim senhora!






Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o tema. Essa professora era das boas. Me lembrou a minha no Grupo Escolar